Integrado nas Festas do Senhor de Matosinhos, realizou o SPORT CLUBE DO PORTO, Regatas de vela abertas a todas as classes de barcos.
Se no campeonato de Portugal da classe Optmist, procurei fazer a cobertura por dentro da organização, em terra, desta vez tive a oportunidade de acompanhar o Juri da prova e relatar aquilo que se passa no mar durante as diversas regatas.
Antes de ir para o mar, no dia 7, ainda tive a oportunidade de assistir nas instalações do SCPORTO à visita do Secretário de Estado do Turismo que, acompanhado da Vereação da Câmara esteve em cada um dos 3 clubes marítimos sediados em Leça da Palmeira e que, segundo consta, veio dar o aval para que a tão desejada Marina possa vir a ser uma realidade.
Cerca das 14 horas, a bordo da lancha SPORT, abandonamos o porto de Leixões e fomos colocar as bóias com as bandeiras, marcando o campo de regatas.
Por curiosidade direi que 3 bóias são colocadas de modo a formarem um triângulo que os velejadores têm de contornar.
Não é um trabalho fácil, como não o é, no final, quando as mesmas têm de ser recolhidas, altura essa em que os elementos do júri já estão cansados e com bastante frio provocado por 4 ou 5 horas de alto mar.
A partida é dada por classes com intervalos entre si de 5 minutos e os protestos, os berros entre os velejadores já fazem parte do ritual.
Ao júri compete julgar todas as situações, fazer cumprir as instruções de regata e verificar se todos os velejadores circundam as bóias sem lhe tocarem.
É um facto que a linguagem técnica utilizada nã vela não é esta, mas o que aqui pretendo transmitir é uma ideia do que é uma regata, para que todos os leitores do JMfiquem informados e possam aderir mais a um desporto com grandes raizes neste Concelho e em nítida fase de expansão.
Nestas regatas estiveram inscritos 60 barcos distribuídos pelas classes de OPTIMIST, VAURIEN, SNIPES, LASER e WINDSURF.
Na final das regatas de Domingo e feitas as contas, procedeu-se à distribuíção de prémios, como se segue:
OPTIMIST
1º Diogo Silva CVA
2º Nuno Loureiro SCP
3º Diogo Carvalho CVA
SNIPES
1º Gonçalves Guerra/Paulo Palha CVA
2º António Basilio/Jorge Lima SCP
3º Fernando Teles/Gustavo Barros SCP
VAURIEN
1º Victor Figueira/Miguel Pinheiro CVA
2º Paula Simões/Teresa Rodrigues CNL
3º Pedro Monteiro/Nuno Fernandes SCP
LASER
1º Alfredo Santos SCP
2º Serafim Gonçalves Pastelaria Duquesa
3º Frederico Silca
WINDSURF
1º João Pedro Jatch Club
2º Eugénio Santos Jokhil Club
3º Manuel Feijó SCP
(Jornal de Matosinhos - 20 de Maio de 1988)
Sem comentários:
Enviar um comentário