CONGRESSO EUROPEU DE CARDIOLOGIA
PRESENTES 39 CARDIOLOGISTAS PORTUGUESES
Este ano, o Congresso Europeu de Cardiologia decorreu de 5 a 10 de Setembro na vizinha Espanha.
Deslocamo-nos a Santiago de Compostela onde os nossos vizinhos Galegos mostraram uma organização impecável.
No sábado, após a abertura do Congresso na Igreja de San Martin Pinário seguiu-se uma missa que apresentou o BOTAFUMEIRO que tem como curiosidade o TURÍBULO (todo em prata),que tem cerca de 2 metros de altura e que, depois de aceso é lançado a toda a velocidade num movimento pendular que o leva até às altas cúpulas da Catedral.
Seguiu-se uma recepção no Hotel Reis Católicos que esteve à altura da grandiosidade e categoria daquele que é considerado um dos melhores hotéis de Espanha.
No Domingo organizaram-se os mais diversos passeios até às Rias Bajas, Corunha e Vigo.
Na 2ª feira, já na Faculdade de Medicina iniciaram-se os trabalhos cientificos em que estavam inscritos 1273 médicos de 36 paises, entre os quais 39 cardiologistas portugueses.
Como novidade, referimos o lançamento em Espanha de uma nova forma de admnistração de nitratos (já comercializado há 2 anos em Portugal pelos Laboratórios Ciba-Geigy) e que vem revolucionar as formas tradicionais de tomar medicamentos.
Referimo-nos ao NITRODERME, destinado à profilaxia das crises de angina de peito e que é uma espécie de adesivo contendo nitroglicerina e que é colocado na pele, dando proteção ao doente durante 24 horas.
Deste modo, agora em Espanha, como já o é em Portugal, os médicos dispõe de um novo medicamento que permitirá aos seus doentes viver com mais comodidade e melhor qualidade de vida
(JORNAL DE MATOSINHOS - 25 de Setembro de 1987)
Sem comentários:
Enviar um comentário